Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

Segurança: prefeitura instala câmeras em escolas da Rede Municipal

O projeto consiste na instalação de câmeras de alta definição e monitores de vídeo

Redação do Agora Sim

A Secretaria Municipal de Educação está prestes a concluir um importante projeto que trará mais segurança e tranquilidade para as escolas da rede municipal. Trata-se da instalação do monitoramento eletrônico em todas as 144 escolas das zonas Rural e Urbana do município.

O projeto consiste na instalação de câmeras de alta definição e monitores de vídeo em todas as escolas, além de uma central geral no município que terá acesso às câmeras de todas as escolas em tempo real. Com isso, será possível monitorar e identificar qualquer tipo de atividade suspeita ou comportamento inadequado nas unidades de ensino, garantindo a segurança dos alunos, professores e funcionários.

Foto: DivulgaçãoSegurança: Prefeitura de Timon instala câmeras em escolas da Rede Municipal
Segurança: Prefeitura de Timon instala câmeras em escolas da Rede Municipal

Na Escola Luiz Miguel Budaruíche o videomonitoramento já está em funcionamento há 15 dias, 16 câmeras foram instaladas na escola. “A escola já está mais tranquila, há uma sensação de segurança maior. Os próprios alunos já não fazem mais brincadeiras ‘pesadas’ porque sabem que estão sendo monitorados. Os pais também já relataram que estão mais tranquilos sabendo que os filhos estão sendo vistos por câmeras o tempo todo. A prefeita Dinair Veloso está de parabéns pelo trabalho. Eu como educadora fico muito feliz de ver uma educadora governando nossa cidade e trazendo tanta melhoria”, relatou Selma Alves, Diretora Adjunta da Escola.

“O monitoramento nos trouxe mais tranquilidade e, consequentemente, mais bem estar. Isso também nos dá mais confiança. E os alunos e os pais ficam bem mais tranquilos”, afirmou Guilherme Resende, professor de Geografia da unidade de ensino.

A iniciativa vem ao encontro de uma demanda crescente por medidas de segurança nas escolas, principalmente após os recentes episódios de violência que vêm ocorrendo em diversas partes do país. Com o monitoramento eletrônico, será possível identificar e coibir qualquer tipo de ação que possa colocar em risco a integridade física e emocional dos alunos. “Já era muito bom estudar aqui porque a escola é limpa, está toda reformada, as salas são climatizadas e agora com as câmeras a gente se sente bem mais seguro”, disse a aluna do 7º ano, Isadora de Sousa.

“Agora se alguém fizer alguma coisa errada não vai ter como esconder. Também dificulta pra alguém entrar aqui e fazer mal pra gente. Eu gostei muito do monitoramento, estou me sentindo mais segura”, falou Manuela Sousa, também do 7º ano.

Além disso, a instalação do sistema de monitoramento eletrônico contribuirá para a melhoria da qualidade do ensino, pois permitirá que a Secretaria Municipal de Educação tenha um controle mais efetivo sobre a rotina das escolas e outras questões que possam afetar o bom funcionamento das unidades de ensino.

“Temos câmeras espalhadas de entrada da escola até o último corredor. Tudo sendo gravado. Então, caso necessário podemos recorrer ao sistema para verificar qualquer coisa”, acrescentou a diretora adjunta, Selma.

A Secretaria Municipal de Educação deu mais um passo importante na melhoria da qualidade do ensino e no bem-estar de toda a comunidade escolar. “Estou gostando muito disso tudo porque traz mais segurança pra gente aqui dentro da escola. A gente até assiste aula mais tranquilo. Minha mãe também gostou muito porque ela acha que agora estou bem seguro”, contou Felipe Sá, que faz o 9º ano na EMED Luís Miguel Budaruíche.

Deixe o seu comentário!