Teresina registra queda de 28% nos casos de dengue em 2025
A diminuição é resultado das ações intensificadas pela FMS
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina registrou uma queda de 28% nos casos confirmados de dengue no período de janeiro a dezembro de 2025, totalizando 3.732 casos contra 5.219 no mesmo período de 2024. Apesar da redução, autoridades recomendam que a população siga alerta nesse período chuvoso e procure atendimento médico ao apresentar sintomas como febre alta, dores de cabeça, musculares e articulares, mal-estar, manchas vermelhas, náuseas e, em casos graves, sangramento.
A diminuição é resultado das ações intensificadas pela FMS desde o início de 2025. Entre elas estão visitas de agentes de combate a endemias da Gerência de Zoonoses em domicílios e locais estratégicos, campanhas educativas e recolhimento de pneus em borracharias. O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA) também foi concluído, aliado a investigações ambientais voltadas ao controle do mosquito.
Uma das novidades foi a adoção das ovitrampas, armadilhas que simulam o ambiente ideal para a postura de ovos do Aedes aegypti. Foram instaladas mais de 1.500 armadilhas em residências selecionadas de todas as zonas da cidade. Elas seguem sendo monitoradas, permitindo identificar áreas críticas e intensificar as ações de controle.
O diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, destaca que o envolvimento da população é essencial para o sucesso das medidas. “Cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências. É fundamental evitar o acúmulo de água parada em recipientes que possam servir de criadouros. Essa é uma missão coletiva, que depende da colaboração de todos”, afirma.
Vacina contra dengue está disponível
Já a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, convoca cerca de 32 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para receberem a primeira dose da vacina contra a dengue. “Para a imunização completa, é necessário tomar duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde ou o posto de vacinação instalado no Teresina Shopping”, orienta.
