Advogados são alvos de operação contra fraudes no sistema do Tribunal de Justiça
A ação é desdobramento de uma investigação iniciada há alguns meses
A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, por meio da Polícia Civil do Piauí (PC-PI), deflagrou nesta quarta-feira (13), uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão contra advogados suspeitos de participação em um esquema de fraudes no sistema eletrônico do Poder Judiciário (PJe).

A ação é desdobramento de uma investigação iniciada há alguns meses, que apurou a inserção irregular de minutas no sistema, resultando em prejuízos e favorecimentos ilícitos. Nesta fase, foram cumpridos 13 mandados de busca domiciliar nos municípios de Picos e Teresina (PI), São Luís e Timon (MA), além de Palmas (TO) e no Distrito Federal.
O objetivo das buscas é coletar documentos e materiais que auxiliem no avanço do inquérito policial, apurando a participação de outros indivíduos que, segundo as investigações, também estariam envolvidos nas práticas criminosas.
A Polícia Civil informou que há grande volume de documentação apreendida que será analisada, além de procedimentos cartorários que demandam prioridade. Por conta disso, a autoridade policial responsável pela investigação não participará de entrevistas ao vivo, mas concederá informações à imprensa por meio de pronunciamento oficial.