Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

PM salva bebê engasgado durante patrulhamento na zona Norte

O soldado Jorge Otávio assumiu o atendimento ao recém-nascido.

Agora Sim

Uma guarnição do 13º Batalhão da Polícia Militar do Piauí salvou um bebê engasgado durante rondas ostensivas na noite desta sexta-feira (28), no bairro Francisca Trindade, zona Norte de Teresina. Um casal desesperado interceptou a viatura pedindo socorro, e os policiais agiram imediatamente.

Foto: DivulgaçãoPM salva bebê engasgado durante patrulhamento na zona Norte
PM salva bebê engasgado durante patrulhamento na zona Norte

O soldado Jorge Otávio assumiu o atendimento ao recém-nascido. Ele aplicou a manobra de desobstrução das vias aéreas, usando as técnicas aprendidas no curso de formação, concluído há menos de quatro meses.

Segundo o policial, a situação era crítica. “Nós estávamos no policiamento ostensivo quando um casal nos abordou. Peguei o bebê, coloquei no meu joelho, deixei ele na diagonal e apliquei a manobra voltada ao bebê, com pressão dos dois dedos nas costas até haver a desobstrução. Antes da manobra ele estava vermelho, sem reação, olhos fechados, já desfalecendo. Quando fiz três ou quatro pressões, ele chorou e desengasgou. A gente orientou que fossem direto ao hospital’”, relatou.

Otávio destacou como o treinamento fez diferença no resultado. “‘Foi muito importante esse conhecimento passado no curso. Tivemos formação de primeiros socorros e uma das atividades era exatamente essa manobra, colocando o bebê na diagonal e aplicando a pressão adequada até a desobstrução’”, disse.

O bebê teve a respiração normalizada e foi levado pelos pais ao atendimento médico.

*Segundo caso em poucas semanas*

Este é o segundo episódio recente em que policiais militares salvam bebês engasgados em Teresina.

No dia 14 deste mês, durante uma fiscalização de trânsito na avenida Maranhão, a soldado Josyara Dourado, do BPTRAN, salvou um bebê de três meses que chegou à guarnição sem respirar. Ela aplicou a manobra de Heimlich adaptada para lactentes e, em segundos, o bebê voltou a reagir.

Emocionada, a policial descreveu o momento como dever cumprido e destacou a importância do preparo técnico recebido no CEFAP.

Deixe o seu comentário!