Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

Polícia Ambiental apreende meia tonelada de peixes em transporte irregular no PI

Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi confeccionado contra o dono da carga.

Agora Sim

Durante uma ação conjunta das operações Piracema e Força Total* a Polícia Militar do Piauí, por meio da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA), apreendeu aproximadamente 500 kg de peixes transportados de forma ilegal. O flagrante ocorreu na nesta quinta-feira (23), na PI-140, na localidade Serra Vermelha, em São Raimundo Nonato.  

A equipe avistou uma caminhonete coberta por lonas durante o patrulhamento de rotina. Após dar ordem de parada e realizar a inspeção do veículo, constatou-se que a carga — composta por espécies como tilápia, piau, carpa e tucunaré — havia sido retirada do Rio São Francisco, em Remanso (BA), e seria transportada até Ribeiro Gonçalves (PI).  

Foto: DivulgaçãoPolícia Ambiental apreende meia tonelada de peixes em transporte irregular no PI
Polícia Ambiental apreende meia tonelada de peixes em transporte irregular no PI

A atividade configurou crime ambiental, em desacordo com a legislação vigente. Toda a carga foi apreendida e, posteriormente, doada à Secretaria de Assistência Social, que ficou responsável pela distribuição às famílias cadastradas no município.  

A operação foi comandada pelo capitão Odair, com o apoio do soldado Castro e dos cabos Lia e Israel. A ação reforça o compromisso da Polícia Militar em proteger o meio ambiente e combater práticas predatórias, especialmente em um período crítico como a piracema, quando a reprodução de peixes é preservada.  Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi confeccionado contra o dono da carga.  

O que diz a lei

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), a pesca, transporte ou comercialização de peixes durante períodos de defeso, como a piracema, é considerada crime. A pena pode variar de multa a detenção, dependendo da gravidade da infração.

Deixe o seu comentário!