Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

Teresina sediará encontro Norte e Nordeste de guardas municipais

A expectativa é a participação de 600 GCMs, incluindo o efetivo da Capital

Redação do Agora Sim

Teresina foi escolhida para sediar um grande encontro na área de Segurança Pública que terá como “anfitriã” a Guarda Civil Municipal (GCM). De 04 a 06 de maio será realizada a sexta edição do Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais (Enneguam), no auditório do Blue Tree Towers Rio. A expectativa é a participação de 600 GCMs, incluindo o efetivo da Capital, de cidades do interior do Piauí e de vários estados do país.

Foto: DivulgaçãoTeresina sediará encontro Norte e Nordeste de guardas municipais
Teresina sediará encontro Norte e Nordeste de guardas municipais

O encontro é promovido pela Comissão Norte e Nordeste de Guardas Municipais (Conneguam). A programação conta com palestras com profissionais de Segurança Pública renomados, pesquisadores especializados na área, além de mesas redondas, debates e oficinas, no sentido de favorecer o diálogo entre diferentes realidades.

“É uma honra recebermos um evento desse porte em Teresina. As GCMs, em todo o país, têm crescido muito e tido o reconhecimento da população. Vamos dar nossa contribuição para o fortalecimento ainda maior das ações e trabalho das guardas municipais”, destaca André Viana, comandante da GCM de Teresina.

Neste ano, o tema abordado será “Os desafios da inovação e integração na Segurança Pública básica”. A ideia é dar visibilidade às Guardas Municipais dos estados do Norte e Nordeste, através do debate de temas e questões específicas, fomentando a integração da instituição com os demais segmentos da Segurança Pública, o crescimento profissional individual e institucional da corporação.

Fernando Lourenço, presidente do Conneguam, analisa que o evento fortalece a construção de uma nova política de segurança nas cidades.

“Queremos construir a compreensão do papel da segurança urbana municipal e das próprias guardas. Inaugura-se, então, uma nova concepção de segurança urbana, ou seja, de promover a segurança urbana preventiva e comunitária tendo as guardas municipais como órgão executor dessa nova política, tendo em vista a lei federal”, destaca o presidente da entidade.

Deixe o seu comentário!