Eleito prefeito de Timon, Rafael destaca vitória histórica e agradece votos
Dinair Veloso (PDT), que concorria à reeleição, saiu derrotada
Rafael, do PSB, de 42 anos, foi eleito prefeito de Timon (MA) neste domingo (6). Concorrendo pela primeira vez, ele foi eleito com 44,36%, isso corresponde a 43.755 votos válidos. Sua vice é a Profª Socorro, do PP.
O novo gestor sai vitorioso após um conflito familiar envolvendo seu tio Chico Leitoa e seu primo Luciano Leitoa, quando Rafael tentou disputar o executivo municipal, em 2022, mas não contou com o apoio dos familiares, que estavam preparando a candidata derrotada Dinair, que buscou a reeleição neste ano. O grupo, que comandava a prefeitura, decidiu que ele deveria permanecer como deputado estadual do Maranhão.
Neste ano, ele colocou seu nome na disputa e derrotou os adversários. Pelas redes sociais, o novo gestor destacou a votação histórica.
"Cada um dos 44.307 votos não representa apenas uma pessoa, mas significa a confiança, o desejo de mudança, e a crença de que a história será diferente daqui em diante. São 44.307 votos históricos para a nossa cidade e eu vou honrar cada um deles. Muito obrigado, Timon", disse.
Dinair perdeu e obteve apenas 39,37% do eleitorado, o que corresponde a 38.835 votos válidos.
Biografia
Nascido em Teresina (PI), Rafael de Brito Sousa é engenheiro e político. Esta foi a primeira vez que ele concorreu a um cargo no executivo municipal.
Rafael foi eleito, em 2014, suplente de deputado estadual e assumiu o mandato em 2018. Ele está no terceiro mandato como deputado estadual do Maranhão.
Anteriormente, foi secretário-adjunto de Obras de Timon e fiscalizou instalação de cisternas do projeto Água para Todos, em diversas cidades do Maranhão, na CODEVASF. Ele também foi servidor público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). (Fonte: Imirante.com)