Operação Criança Segura: Imepi fiscaliza quase 4 mil produtos infantis

A fiscalização percorreu Teresina e municípios do interior do Piauí
Agora Sim

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) divulgou, nesta quarta-feira (15), os dados da Operação Criança Segura. Ao todo, foram fiscalizados mais de 3.950 produtos infantis, entre brinquedos, berços, carrinhos para crianças e cadeirinhas de alimentação, nas cidades de Teresina, Luzilândia, Esperantina e Paulistana. Nenhuma irregularidade foi encontrada.

De acordo com o diretor geral do Imepi, Júnior Macedo, o resultado da Operação mostra como o comércio tem buscado se adequar as normas de segurança estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Foto: Divulgação
Operação Criança Segura: Imepi fiscaliza quase 4 mil produtos infantis

“Foram quase 4 mil itens fiscalizados nessa operação em alusão ao dia das crianças. Nosso trabalho de conscientização ao longo do ano, orientando os lojistas e fabricantes, resultou numa fiscalização tranquila sem apreensões e com a certeza de que nossas crianças foram presenteadas com produtos infantis seguros e de qualidade”, ressaltou o gestor.

Confira as orientações ao comprar produtos infantis:

Selo: Ao comprar um brinquedo, certifique-se da presença do selo do Inmetro no modelo escolhido. O selo de identificação da conformidade é uma comprovação que o produto passou por testes e está apto para uso. O selo possui um número de registro, que o consumidor pode conferir no site do Inmetro para evitar a aquisição de produtos falsificados.

Faixa Etária: A faixa etária do produto deve estar claramente indicada na embalagem. A classificação indicativa auxilia na escolha de brinquedos apropriados para a idade, interesse e nível de habilidade. Crianças menores de até 3 anos de idade, devem exigir atenção especial a fim de evitar possíveis acidentes com produtos com pequenas partes ou material cortante.

Informações e embalagem do produto: Verifique se o brinquedo conta com informações essenciais, como data de fabricação, código de barra, detalhes sobre uso e montagem, CNPJ e endereço do fornecedor. Esses dados devem estar em língua portuguesa e são importantes para garantir a responsabilidade do fabricante ou importador. Se a embalagem do brinquedo possui fecho metálico, grampos ou demais utensílios que apresentam possíveis incidentes, é importante que um adulto remova todos esses itens antes de permitir o acesso da criança.

Leia também