Prefeitura aponta falhas em consórcio e intensifica ações de limpeza em Teresina

O objetivo das atividades é orientar a população sobre os prejuízos ambientais
Agora Sim

A Prefeitura de Teresina, por meio da ETURB (Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano), segue firme com as ações do Programa Lixo Zero, que tem se consolidado como uma das principais ferramentas de combate ao descarte irregular de resíduos na capital. Mesmo diante de dificuldades operacionais provocadas pelo consórcio responsável pela limpeza urbana — que, segundo a gestão, deveria zelar com mais eficiência pela cidade —, o município tem atuado para manter Teresina limpa e mais conscientizada ambientalmente.

Foto: Divulgação
Prefeitura aponta falhas em consórcio e intensifica ações de limpeza em Teresina

Na manhã da última terça-feira (16), equipes do Lixo Zero, em parceria com a equipe de Educação Ambiental, a Guarda Municipal e a Coordenação de Serviços Urbanos da SDU (Superintendência de Desenvolvimento Urbano) Sudeste, realizaram novas ações em pontos críticos de descarte nas zonas Sul e Sudeste. Foram visitadas áreas como a Rua Celso Veras (bairro Esplanada), Avenida José Francisco de Oliveira Neto (entorno do Ginásio Edmilson Jorge), Rua Breno Tavares de Carvalho (Parque Ideal) e Rua Alexandre Gomes Chaves (bairro Itararé), todas com histórico recorrente de acúmulo de lixo. A limpeza adequada foi realizada em tais áreas.

O objetivo das atividades é orientar a população sobre os prejuízos ambientais, urbanos e sanitários causados pelo descarte inadequado, além de estimular a colaboração dos moradores na preservação dos espaços públicos. “A população precisa ser aliada nesse processo. Denunciar quem insiste em sujar é uma forma de proteger sua rua, seu bairro e sua cidade”, afirmou Altino Álex, coordenador do Programa Lixo Zero da ETURB.

A coordenadora de Limpeza Pública da ETURB, Michelly Noleto, também destacou as dificuldades enfrentadas pela atual gestão. “Encontramos muitos desafios, principalmente pela forma como o consórcio responsável vinha tratando a limpeza da cidade. A Prefeitura tem feito sua parte, mas é preciso que haja mais comprometimento dos prestadores de serviço para que possamos avançar ainda mais”, ressaltou.

O Programa Lixo Zero reforça a importância da educação ambiental como caminho para uma Teresina mais limpa, organizada e sustentável. A colaboração da população é fundamental para consolidar essa transformação e erradicar os pontos de descarte irregular em toda a cidade.

Leia também