Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

Equipes da FMS levam informação e prevenção às ISTs para as festas de carnaval

Durante os dias de folia, os profissionais de saúde estarão nas principais festas

Agora Sim

A equipe do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estará intensificando suas atividades no período carnavalesco, a partir desta sexta-feira (13). Durante os dias de folia, os profissionais de saúde estarão nas principais festas que acontecem em Teresina, levando informação e insumos de prevenção contra HIV, sífilis e outras doenças.

Foto: DivulgaçãoEquipes da FMS levam informação e prevenção às ISTs para as festas de carnaval
Equipes da FMS levam informação e prevenção às ISTs para as festas de carnaval

Como relata a chefe de núcleo de ISTs da FMS, Alana Niege, os trabalhos se iniciaram no final de janeiro, com a presença nas prévias carnavalescas que aconteceram na capital. “Disponibilizamos material de prevenção, como gel, preservativos masculinos e femininos, além de material informativo. Também levamos autotestes para HIV, orientando a população sobre a realização e a importância da testagem”, diz.

O trabalho continua a partir desta sexta, quando os profissionais farão visitas em bares de todos os bairros de Teresina levando insumos e informações. “Estamos com foco em ações educativas, preventivas e divulgações de serviços, como a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e todos os programas e políticas desenvolvidos pela Prefeitura de Teresina”, comenta Alana Niege. A atividade segue de sábado (14) até a terça de carnaval, quando será a vez dos blocos organizados pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves, parceira na ação.

A presença da equipe durante todo o período festivo é uma medida de fortalecimento de vigilância e promoção da saúde, ampliando o acesso à população a informações de prevenção. “O tempo de carnaval se caracteriza por grandes aglomerações, intensa circulação de pessoas e o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, fatores que ampliam a vulnerabilidade da população e a propensão ao comportamento de risco, principalmente até no que se refere à saúde sexual”, explica a chefe de núcleo, que também ressalta a relevância estratégica do carnaval como espaço de promoção de saúde e prevenção de agravos e disseminação de informação com relação a temática.

Deixe o seu comentário!