Piauí será polo no Nordeste para oferta do 1º Curso Técnico em Defesa Civil
O edital já está disponível para o público em geral com 112 vagas
O Piauí se prepara para ofertar o primeiro Curso Técnico Subsequente em Defesa Civil, na modalidade EaD, que será ofertado na modalidade híbrida, sendo 80% da carga horária à distância e 20% presencial, no Campus IFPI Teresina Central. O edital já está disponível para o público em geral com 112 vagas, com o período de inscrição até o dia 9 de agosto e as aulas estão previstas para iniciar na primeira semana de outubro.

O curso será ofertado pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), fruto de uma parceria entre Instituto Federal Catarinense (IFC), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
A formação tem como objetivo capacitar o profissional para a gestão estratégica, tática e operacional; realiza atividades como: procedimentos administrativos, normativos e técnicos nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, conforme preconizado em marcos internacionais e na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) foi escolhido como o Polo Nordeste para a oferta do Curso Técnico Subsequente em Defesa Civil. Serão ofertadas mais de 900 vagas, sendo 112 vagas no Piauí, 80% na modalidade EaD e 20% presencial, com ingresso no segundo semestre letivo de 2025. Os demais polos regionais são Macapá (AP), Senador Canedo (GO), Macaé (RJ), Curitiba (PR).
Para o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil , Werton Costa, este curso surge em um momento oportuno, coincidindo com a expansão da Defesa Civil no estado do Piauí.
“Existem esforços liderados pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário da Defesa Civil, Nerinho, no sentido de capacitar as Defesas Civis municipais, em consonância com a natureza municipalista da política de defesa civil, que se inicia nas comunidades locais. A Secretaria Estadual de Defesa Civil, em âmbito estadual, atua como instância articuladora e intermediária entre o governo federal, os municípios e as populações afetadas”, ressalta o gestor.
Werton ainda destaca a importância dessa conquista para a instituição e para a região. “O IFPI será um polo regional e atenderá a todos os estados nordestinos, com ampla concorrência. Isso trará um impacto positivo significativo nas defesas civis, pois os profissionais terão uma formação aprofundada, com aulas ministradas por renomados professores do IFFSC – Unidade Camboriú, em sua maioria, e por agentes da Defesa Civil do Estado do Piauí, com aulas práticas em laboratórios”, conta o diretor.
Para Giovanni Brito, professor do IFPI, o Instituto Federal do Piauí ter sido escolhido como polo regional para o Curso Técnico em Defesa Civil demonstra a relevância da instituição no cenário educacional e a capacidade de atender às demandas estratégicas do Nordeste. “Então é uma ótima oportunidade para se profissionalizar em uma área que está em ascensão e na melhor instituição federal do país”, destaca o docente.
Sobre o curso
O Curso Técnico Subsequente em Defesa Civil vai formar profissionais qualificados para atuar na gestão de riscos e desastres, promovendo a resiliência em âmbito público e privado.
A formação técnica busca atender demandas regionais específicas, considerando as vulnerabilidades e os riscos de cada localidade.
Os profissionais formados estarão aptos a:
Implementar medidas de prevenção e resposta a desastres;
Desenvolver estratégias para a gestão de riscos;
Contribuir com a construção de comunidades mais resilientes e preparadas.