Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

PRF resgata 35 aves silvestres transportadas ilegalmente na BR 343, em Parnaíba

As aves foram encontradas durante uma fiscalização a um veículo de carga.

Agora Sim

Na manhã desta quarta-feira (10), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou o resgate de 35 aves silvestres nativas que estavam sendo transportadas de forma irregular no Km 33 da BR 343, em Parnaíba, litoral do Piauí. As aves foram encontradas durante uma fiscalização a um veículo de carga.

Foto: DivulgaçãoPRF resgata 35 aves silvestres transportadas ilegalmente na BR 343, em Parnaíba
PRF resgata 35 aves silvestres transportadas ilegalmente na BR 343, em Parnaíba

Durante a abordagem, os policiais rodoviários federais localizaram sete gaiolas na cabine do caminhão, contendo diversas espécies de aves nativas da fauna brasileira, todas sem anilhas de identificação, o que caracteriza a origem ilegal dos animais.

Questionado pelos agentes, o condutor do veículo afirmou que adquiriu as aves no município de Nova Olinda, no estado do Maranhão, pelo valor de R$ 10,00 cada. A comercialização e o transporte de animais silvestres sem autorização configuram crime ambiental.

Diante dos fatos, as aves foram encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde receberão os devidos cuidados antes de serem reintegradas à natureza, se possível.

O motorista foi enquadrado no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que trata da prática de matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão. Ele responderá administrativamente e criminalmente pela infração.

A PRF reforça seu compromisso com a proteção da fauna brasileira e segue atuando de forma rigorosa no combate aos crimes ambientais em todo o território nacional.

Deixe o seu comentário!