Alfândega da ZPE Piauí despacha mais 20 toneladas de cera de carnaúba
O produto será exportado para a Europa, por meio do Porto de Amsterdam, na Holanda.
A indústria Agrocera, instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, em Parnaíba, concluiu, nesta quinta-feira (25), mais uma operação de despacho aduaneiro. Foram despachadas 20 toneladas de cera de carnaúba, em escamas, destinadas à exportação. A mercadoria passou pelo “gate” da Área de Despacho Aduaneiro da ZPE, onde ocorreu o procedimento de embaraço aduaneiro, seguindo, depois, já em trânsito internacional, para o Porto de Pecém, no Ceará.
Segundo Sérgio Meireles, da empresa Agrocera, o produto será exportado para a Europa, por meio do Porto de Amsterdam, na Holanda.
O presidente da ZPE Piauí, Álvaro Nolleto, destacou o significado das exportações iniciadas em novembro do ano passado por meio da alfândega da ZPE. Ele ressaltou que essa conquista é uma das grandes vitórias do Governo do Estado, sob a gestão do governador Rafael Fonteles, marcando também o pioneirismo do empresário Marcelo Sombra, diretor da exportadora Agrocera. “O Piauí começa efetivamente a usufruir dos benefícios de ter uma ZPE, com resultados que impactarão positivamente nos resultados da balança comercial do nosso estado”, disse o gestor.
Ainda segundo Álvaro Nolleto, a ZPE Piauí, situada estrategicamente no nordeste do Brasil, caminha para se tornar um importante polo de exportação, impulsionando a economia regional e trazendo benefícios significativos para o estado do Piauí.
O produto
A cera de carnaúba, extraída das folhas da palmeira de carnaúba, é amplamente utilizada nas indústrias de cosméticos, automotiva, farmacêutica e alimentícia, devido às propriedades únicas.