Portal Agora Sim Portal Agora Sim

Notícias

Estados

Outros Canais

Fiscais flagram novo descarte irregular de lixo ao lado de PRR vazio

O flagrante aconteceu na rua Esmaragdo de Freitas, Bairro Monte Castelo

Redação do Agora Sim

Fiscais do Programa Lixo Zero flagraram um novo descarte irregular de lixo, bem próximo ao Ponto de Recolhimento de Resíduos (PRR) – onde o material deveria ser despejado.

O flagrante aconteceu na rua Esmaragdo de Freitas, Bairro Monte Castelo, ao lado do PRR 47, por dois dias consecutivos: na segunda-feira (20), os ficais flagraram dois carros despejando material de construção civil na frente do PRR, e nesta terça-feira (21), um dos dois veículos verificados na segunda foi flagrado novamente, repetindo a ação.

Foto: DivulgaçãoFlagra de descarte irregular de lixo em Teresina. Foto (Ascom/SEMDUH)
Flagra de descarte irregular de lixo em Teresina. Foto (Ascom/SEMDUH)

“Esse tipo de ação, infelizmente, tem sido comum na nossa cidade. O PRR está bem próximo, vazio, mas as pessoas insistem em despejar seus resíduos fora dele. Isso configura descarte irregular de lixo e é passível de multa, que varia de R$ 437,54 a R$ 4.315,34, dependendo da frequência, da quantidade de material e da agressão ao meio ambiente”, explica Juliano Pacheco, representante do Programa Lixo Zero.

Os Pontos de Recolhimento de Resíduos (PRRs) são contêineres espalhados em 56 pontos da cidade para que a população descarte:

– Podas de árvore

– Material de construção

– Móveis usados

Cada pessoa pode descartar até 1 metro cúbico de material, o que equivale a uma carroceria pequena. Em cada PRR foi instalada uma placa informando sobre as regras.

“É importante frisar que quando você contrata um carroceiro, você não deixa de ser responsável pelo seu resíduo. Pelo contrário, se identificarmos que seu lixo foi despejado em local proibido, você será responsabilizado. Por isso, ao contratar alguém para recolher o lixo, é fundamental se certificar de que essa pessoa fará o correto descarte do material”, enfatiza Juliano Pacheco.

Deixe o seu comentário!