Sada capacita agricultores em técnicas para valorização do caju
Curso já foi realizado em Campo Maior e Pedro II.
A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) tem promovido capacitações voltadas para o processamento do pedúnculo do caju e frutas tropicais, com o objetivo de agregar valor à produção local e oferecer novas alternativas de renda aos agricultores familiares piauienses. A iniciativa já foi realizada nas cidades de Campo Maior e Pedro II, com grande adesão dos participantes.
Em Campo Maior, o curso foi realizado na Comunidade Bom Tatu, zona rural, reunindo produtores locais interessados em aprimorar técnicas para o aproveitamento integral do caju e outras frutas. Já em Pedro II, o evento ocorreu na Associação Comunidade de Produtores e Serviços dos Agricultores Familiares (Asaf), onde agricultores da região puderam aprender práticas de processamento, armazenamento e comercialização.
Os cursos buscam capacitar os agricultores em técnicas que possibilitem o aproveitamento do pedúnculo do caju, uma parte da fruta com alto valor nutricional e potencial para a produção de sucos, doces e outros derivados. Além de promover a sustentabilidade, o treinamento fomenta o desenvolvimento econômico, incentivando o aproveitamento total da produção agrícola.