Sada capacita produtores rurais em avicultura
Os produtores rurais poderão alavancar sua produção
Os técnicos da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) estão realizando, durante esta semana, o curso de Avicultura para 25 produtores do Assentamento Santana Nossa Esperança, zona rural de Teresina. Com carga horária de 32 horas, o curso capacita os alunos para a produção de aves.
“Essa capacitação é muito importante para gerar mais renda para o pequeno produtor, bem como garantir a segurança alimentar para sua família e também para a região que irá consumir esse produto. E o mercado desse alimento é muito bom para os produtores porque porque galinha caipira não tem concorrência, além de ser um produto agroecológico”, explicou Michele Moraes, zootecnista e instrutora da Sada.
Com a capacitação, os produtores rurais poderão alavancar a produção de aves e comercializar tanto o frango caipira, quanto os ovos e até vender os pintinhos. “Eles vão aprender qual o tipo de galinha adequada para criação, as estratégias de alimentação, a questão da sanidade, elementos de biosseguridade, como evitar doenças, quais as vacinas necessárias, as instalações corretas para a criação, como é que tem que ser o galpão, preparação para as vendas, dentre outros temas relevantes”, destacou Alvaci Orsano, coordenador da regional de Teresina.
Célia Maria, moradora da comunidade Santana Nossa Esperança, falou da importância do curso para a comunidade. “O curso está sendo muito importante para aprimorar mais o meu galinheiro, ter mais conhecimento, e multiplicar mais a minha renda. A equipe da Sada veio para ampliar nossas informações e nos deixar mais aptos para nossas produções e vendas no mercado”, disse.
Outro fator muito importante abordado no curso é o planejamento financeiro. “Uma questão que não abrimos mão é de ensinar é o planejamento. É preciso que o produtor rural saiba como se planejar para produzir, fazer as contas de quanto deve cobrar e como multiplicar os negócios. Queremos que ele consiga empreender e ter independência financeira”, afirma o secretario da Sada, Fábio Abreu.