SAF forma comissões para definir beneficiados na construção de cisternas
Oficinas estão ocorrendo nos territórios do semiárido piauiense que serão contemplados
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) está realizando oficinas nos Territórios de Desenvolvimento do semiárido piauiense para a formação de comissões, que definirão as pessoas beneficiadas com o Programa Cisternas, que é realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
No encontro que ocorreu, nessa quarta-feira (22), em Simplício Mendes, a secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, explicou que a comissão é formada por entidades diversas, como representantes da sociedade civil organizada, gestão municipal, e outros entes.
“Essa comissão municipal que foi criada vai se reunir e se debruçar sobre a lista do MDS, das famílias que devem ser beneficiadas, bem como identificar novas famílias para começar o processo de construção dessas cisternas. Então, é um programa que leva água para o semiárido, cisternas de primeira água, cisternas de produção, e vai permitir que as famílias, principalmente mulheres, comunidades tradicionais, tenham sua cisterna garantida”, relatou.
As oficinas contam com apresentação do programa e qual o papel de cada envolvido, desde o MDS e a SAF, até o pedreiro e as famílias que serão beneficiadas com os equipamentos. As primeiras oficinas ocorreram nos municípios de Redenção do Gurgueia, Caracol, São João do Piauí e Simplício Mendes. As próximas serão realizadas, na primeira semana de fevereiro, nos municípios de Paulistana, Simões e Picos.
Serão investidos cerca de R$ 36,8 milhões pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com contrapartida do Governo do Estado, para a construção de 4.769 cisternas em seis territórios do Piauí e 37 municípios.
Além desse programa, outras 7 mil cisternas deverão ser construídas por meio do programa Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI). No total, aproximadamente 14 mil cisternas deverão ser construídas pela SAF em 2025.