Em operação, PM resgata 21 aves silvestres em cativeiro no interior do Piauí
O responsável pela criação ilegal foi conduzido à delegacia e teve um TCO
A Polícia Militar do Piauí, por meio da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA), realizou nesta segunda-feira (19) a Operação “Asas Livres”, após receber uma denúncia sobre a criação ilegal de aves silvestres na zona rural de São Raimundo Nonato.

A equipe se deslocou até o local indicado e constatou a veracidade do informe. No imóvel indicado, foram encontradas 30 gaiolas, 8 alçapões e um total de 21 aves mantidas em cativeiro sem qualquer tipo de autorização dos órgãos ambientais competentes. Entre os animais resgatados estavam 7 azulões (Cyanoloxia brissonii), 10 papa-capins (Sporophila nigricollis), 3 tico-tico-rei-cinza (Coryphospingus pileatus) e 1 cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana).
O responsável pela criação ilegal foi conduzido à delegacia e teve um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) lavrado com base no Artigo 29 da Lei 9.605/98, a Lei de Crimes Ambientais.
A 1ª CIPA reforça que a captura, criação e comercialização de animais silvestres sem autorização constituem crime ambiental e colocam em risco o equilíbrio da biodiversidade. Denúncias podem ser feitas de forma anônima. A PMPI segue intensificando a fiscalização ambiental em todo o estado.